Paratleta de Taubaté ganha ouro no Campeonato Mundial

Paratleta de Taubaté ganha ouro no Campeonato Mundial
(Foto: PMT)

O paratleta de Taubaté, André Rocha, ganhou a medalha de ouro na modalidade de lançamento de disco no Campeonato Mundial de Paratletismo em Kobe, no Japão, neste domingo (19).

Leia mais notícias da região aqui

O taubateano queimou sua primeira tentativa, mas já na segunda rodada encaixou um bom lançamento de 20,04m e assumiu a liderança. Na terceira rodada fez 19,47m, queimou sua quarta jogada, e na quinta rodada conseguiu 17,29m. No sexto e último lançamento, o esportista ultrapassou sua marca chegando a 20,72m, fechando a prova com a celebração do bicampeonato mundial.

O atleta também já se classificou para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, André terá ainda dois compromissos no Brasil.

Ele vai disputar a 2ª Fase do Circuito Nacional de Paratletismo e o Meeting Paraolímpico de São Paulo em junho. Depois disso, o foco é total para as Paralimpíadas, que serão disputadas de 28 de agosto a 8 de setembro.

História no paratletismo 

Com 46 anos, está é a terceira medalha conquistada em campeonatos mundiais. André estreou em Londres 2017 quando foi campeão mundial do lançamento de disco F52, prova em que também bateu o recorde mundial da prova, marca esta que até hoje pertence a ele, com 23,80m. Em 2023, foi medalhista de bronze em Paris.

Ele começou atletismo paralímpico em 2013, pelo programa Esporte Para Todos. O paratleta atuava como policial militar e, durante uma perseguição, sofreu um acidente que lesionou sua coluna. Depois de passar por diversas cirurgias, André ficou paraplégico.

Por meio do basquete em cadeira de rodas, entrou no projeto de Taubaté. Logo experimentou o atletismo e se encontrou no arremesso de peso e no lançamento de disco.

*Texto de Bianca Martins com supervisão de José Guilherme Camargo

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS