O Parque Estadual da Serra do Mar, em Cunha, sofre um incêndio de grandes proporções nesta terça-feira (03). O fogo teve início na noite de domingo (01) e já atingiu aproximadamente 300 mil m² até o momento, o que corresponde a 42 campos de futebol.
Leia mais notícias da região aqui
As chamas chegaram a ser controladas pelos Bombeiros, mas voltaram a reacender. Segundo a Defesa Civil Estadual, a área atingida é de difícil acesso e por isso, o combate às chamas é dificultoso. A área segue sendo monitorada pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros.
No estado de São Paulo, 48 cidades estão sendo monitoradas pelo risco de queimadas. Nesta terça-feira, outras oito cidades sofrem focos de incêndio, além de Cunha.
Parque fechado
O Parque Estadual da Serra do Mar foi fechado temporiamente no último domingo (01) pela Fundação Florestal pelo alto risco de incêndio. A medida busca a proteção das áreas naturais e é válida até o dia 12 de setembro. O Governo indica que a decisão pode ser revisada conforme as condições climáticas e os riscos durante os próximos dias.
O Parque
De acordo com o Governo de São Paulo, o Parque representa a maior porção contínua preservada de Mata Atlântica no Brasil. São mais de 360 mil hectares que passam por 25 municípios paulistas. Ele ainda conta com 1.361 espécies de animais e cerca de 1.200 tipos de plantas registrados, segundo o Ibama. Alguns animais em risco de extinção, como o macaco-prego, o bicho-preguiça e a anta, podem ser encontrados no local.
*Texto de Leonardo Lobo com supervisão de Gustavo Rosa