A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira (13), um mandado de busca e apreensão domiciliar em Caraguatatuba contra um homem suspeito de chefiar um grupo criminoso que aplicava golpes contra pensionistas com contas na Caixa Econômica Federal (CEF).
Leia mais notícias da região aqui.
Segundo a investigação, os criminosos utilizavam documentos falsos para abrir novas contas bancárias em nome das vítimas, geralmente em agências da Caixa localizadas em cidades diferentes do domicílio dos beneficiários. No mesmo momento, o grupo pedia a transferência do benefício previdenciário para essas contas fraudulentas.
Com o controle dos recursos, os criminosos também contratavam empréstimos consignados, utilizavam cheque azul e acessavam o crédito rotativo das contas. O dinheiro obtido era transferido via PIX para contas de terceiros que, através do pagamento de comissão, atuavam como “laranjas” conscientes. Esses intermediários sacavam os valores e entregavam ao suposto líder do grupo.
Os envolvidos podem ser indiciados por estelionato qualificado e associação criminosa. A Polícia Federal segue com as investigações.



