A Polícia Federal realizou, na manhã desta quinta-feira (12), uma operação que teve como alvo um grupo suspeito de fraudar contratos na Prefeitura de São José dos Barreiro. Foram feitas buscas em Areias e Bananal.
Leia mais notícias da região aqui.
Segundo a Polícia Federal, a operação é resultado de uma investigação que já dura dois anos e mostrou que empresários do ramo da construção civil do Vale do Paraíba desviaram recursos públicos para empresas que pertenciam a eles, mas tinham proprietários fictícios.
Entre novembro de 2019 e maio de 2020, foram realizadas 713 transferências, movimentando cerca de R$ 2 milhões para contas de proprietários “fantasmas”, com o objetivo de burlar a fiscalização.
Ainda segundo a apuração da PF, existem indícios que foram realizadas transações financeiras para servidores públicos de outras cidades da região.
Foi informado também que existe a suspeita de que parte da verba desviada tenha tido destinação eleitoral, o que resultou no pedido para expedição de dois mandados de busca e apreensão pelo juízo da 250ª Zona Eleitoral de São Paulo.
Caso os crimes sejam confirmados, os suspeitos responderão por fraude a licitações, peculato e falsidade ideológica eleitoral.