Piloto morre e 5 pessoas ficam feridas em queda de avião na praia, em Ubatuba

De acordo com o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava com operação negada para táxi aéreo, mas com situação de aeronavegabilidade 'normal'.

Piloto morre e 7 pessoas ficam feridas em queda de avião na praia, em Ubatuba
Foto: Reprodução/Redes sociais

Foi confirmado o óbito do piloto do avião de pequeno porte que caiu e depois explodiu na Praia do Cruzeiro, em Ubatuba, em frente ao aeroporto da cidade, na manhã desta quinta-feira (9). A informação é da Prefeitura de Ubatuba.

Leia mais notícias da região aqui.

Ainda segundo a prefeitura, foram registradas seis vítimas: cinco estavam dentro da aeronave e a outra era uma pedestre que passava pelo local. O piloto, que foi identificado como Paulo Seghetto, ficou preso nas ferragens, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Às 11h, de acordo com a Defesa Civil, cinco pessoas — dois adultos (um homem e uma mulher), duas crianças (também um menino e uma menina), que estavam no avião, além de um outro adulto que estava no local — haviam sido socorridas com vida para a Santa Casa de Ubatuba. Às 11h52, a prefeitura informou que uma das vítimas adultas estava em estado grave e que uma das crianças encontrava-se “sob monitoramento, potencialmente grave”.

Foto: Divulgação/Defesa Civil

A Defesa Civil mobilizou cinco viaturas e 12 bombeiros para atender a ocorrência, enquanto a área foi isolada por equipes de segurança.

Em nota, a Santa Casa informou que “as vítimas mais graves estão sendo atendidas com prioridade. As equipes de Emergência, Anestesia, Cirurgia, Ortopedia e Pediatria estão totalmente empenhadas no atendimento a múltiplas vítimas.”

A nota acrescentou que “a coordenação está sendo realizada pelo Dr. Alan Mercadante, coordenador da Equipe de Emergência da Santa Casa de Ubatuba e especialista em atendimento a catástrofes e múltiplas vítimas” e que as equipes estão “trabalhando com dedicação máxima para garantir o melhor cuidado a todos os pacientes”.

LOCAL DA OCORRÊNCIA: RUA GUARANI, 1 - BARRA DA LAGOA - UBATUBA/SP
Foto: Reprodução

Sobre a aeronave

Segundo apuração do Portal THMais, o avião, de matrícula PR-GFS, modelo 525, foi fabricado em 2008 pela empresa Cessna Aircraft. A aeronave tem capacidade para sete passageiros, além de dois pilotos.

De acordo com o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava com operação negada para táxi aéreo, mas apresentava situação de aeronavegabilidade “normal”. O avião consta no sistema como propriedade de Nelvo Fries.

Foto: Reprodução

O que dizem as autoridades

Em nota, a Rede Voa, que administra o Aeródromo Estadual de Ubatuba, informou que “a aeronave saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás (SWME), com cinco pessoas a bordo e tentou pousar em Ubatuba. As condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada.”

Ainda segundo a concessionária, “após o pouso, a aeronave ultrapassou a pista, atravessou o alambrado da Cabeceira 09 e atingiu uma mulher e uma criança. Ambas estão com vida.”

Procurado pelo SBT, o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) informou que “foi acionado nesta quinta-feira (09/01) para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PR-GFS, no município de Ubatuba. Na Ação Inicial, são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado, que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave ou por ela, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação.”

Veja o vídeo que mostra a queda da aeronave:


COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS