Uma operação realizada na segunda-feira (24) pela Polícia Militar Ambiental no Litoral Norte de São Paulo resultou na apreensão de quase 800 kg de palmito comercializado de forma irregular. A ação envolveu fiscalizações em supermercados localizados em São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba.
Leia mais notícias da região aqui.
De acordo com a PM Ambiental, a apreensão foi em supermercados que não tinham a documentação necessária. Os comércios foram multados, no total, em R$ 168 mil.
Nos locais fiscalizados, os policiais encontraram 560,8 kg de palmito juçara e 233,64 kg de palmito pupunha armazenados e expostos para venda sem a devida documentação ambiental e também sem lacres sanitários, o que são itens obrigatórios no caso do produto.
“Além dos danos ambientais, o consumo de palmito irregular representa um risco à saúde pública. Sem a fiscalização adequada, há chances de contaminação por bactérias que podem causar o botulismo, uma doença rara, mas potencialmente fatal. A falta de controle sanitário na produção e conservação do palmito pode resultar em intoxicações graves, tornando essencial a aquisição apenas de produtos certificados”, divulgou a Polícia Militar Ambiental.
O caso foi registrado na Delegacia Central de Caraguatatuba. O material apreendido foi encaminhado para as autoridades competentes e ficará sob custódia até a conclusão do processo.