A Polícia Militar Ambiental realizou uma operação em Caraguatatuba, na manhã desta quarta-feira (20), voltada ao controle de áreas invadidas e ao crescimento desordenado. Esses fatores contribuem para a degradação ambiental. A ação ocorreu em uma área conhecida como “Núcleo de Invasão Bromélias”, no bairro Pegorelli.
Leia mais notícias da região aqui.
Segundo informações da PM, a operação teve como objetivo o combate a ações que afetam as vegetações de restinga, um ecossistema característico do bioma da Mata Atlântica. Grande parte da região impactada corresponde a florestas paludosas, um ecossistema que se desenvolve em ambientes alagados e solos mais saturados. Essas florestas têm grande relevância no meio ambiente por exercerem um papel essencial no controle da erosão ao solo e purificação da água, além de ser uma importante fonte de recursos naturais.
Durante a operação, foram registrados seis boletins de ocorrência ambiental, seis demolições de construções desabilitadas em áreas de risco e sem autorização ambiental, a lavratura de quatro autos de infração ambiental e a autuação de três pessoas por infrações ambientais.
Ainda em nota, a Polícia Ambiental reforça a importância da realização de consultas e verificações prévias, junto aos órgãos competentes, antes da aquisição de terrenos em áreas sensíveis, como as de restinga. Denúncias podem ser feitas de forma anônima à Polícia Ambiental, por meio do telefone 190.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



