A Polícia Militar Ambiental resgatou um cão em situação de maus-tratos e cinco aves em cativeiro no bairro Aldeias da Serra, em Caçapava, desta quinta-feira (2). A denúncia aconteceu por meio de imagens do tutor agredindo o cão.
Leia mais notícias da região aqui
A Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Caçapava recebeu o vídeo e o encaminhou para a polícia, pedindo apoio para atender a situação em uma residência do bairro. No local, a dona da casa disse que os animais eram do genro e que estranhou a atitude do vídeo, já que os cães sempre foram muito bem tratados.
Foram encontrados dois cães, sendo uma fêmea, que tinha sido agredida no vídeo, e um macho, ambos da raça Pitbull. Os animais não tinham nenhuma escoriação ou machucados, além disso, o local onde ficavam estava limpo, tinha água e alimentação para cada um.
Ainda havia algumas gaiolas na casa com cinco aves dentro. Duas eram exóticas, da espécie Canário Belga e Canário do Reino, e outras três eram nativas, duas da raça Trinca-Ferro e uma da Tico-Tico. Elas não possuíam anilha nem comprovação de origem, contrariando a legislação ambiental.
O tutor dos cães compareceu até o local e disse que a agressão registrada no vídeo tinha acontecido somente uma vez no sentido de educar. Quanto aos pássaros, relatou que adquiriu em transação comercial e não é criador amador.
O homem e os animais foram levados à Delegacia de Polícia de Caçapava, onde ele foi multado em R$ 1,5 mil por manter espécies silvestre nativas sem autorização do órgão ambiental competente e em mais R$ 3 mil por praticar maus-tratos a animal doméstico.
As aves foram encaminhadas para o CETAS-IBAMA de Lorena e o cão à ONG AMAIS de Caçapava.
*Texto de Bianca Martins com supervisão de Julia Lopes