RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

PNAD registra taxa histórica de desocupação

Desemprego cai 6,2% no trimestre encerrado em outubro

Taxa de desemprego sobe para 6,8% no trimestre terminado em fevereiro
Foto: Claudio Vieira/PMSJC

A taxa de desemprego no Brasil atingiu o recorde com a menor quantidade de pessoas desempregadas no país. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, essa é uma taxa histórica, onde apenas 6,2% da força de trabalho do país está desempregada, o equivalente a 6,8 milhões de pessoas em busca de emprego. O menor número de pessoas desocupadas em uma década.

Leia mais notícias aqui.

São 103,6 milhões de trabalhadores, sendo 53,4 milhões no setor privado e 12,8 milhões no setor público, totalizando 58,7% das pessoas com idade para trabalhar. Uma superação em relação ao último recorde registrado, cujo valor máximo até agora havia ocorrido em 2013 (58,5%).

Dos agrupamentos pesquisados pelo PNAD, três áreas se destacaram em relação à alta da ocupação frente ao trimestre móvel anterior (maio a julho), sendo elas as áreas de indústria, construção e outros serviços. Juntas, essas atividades reuniram 751 mil trabalhadores a mais no trimestre.

(foto: Índice Brasileiro de Geografia e Estatística)

A taxa de informalidade ficou registrada em 38,9% no trimestre, o equivalente a 40,3 milhões de trabalhadores informais, a maior quantia desde o ano de 2016. Esta alta foi puxada pelo novo recorde de trabalhadores sem carteira assinada. Já os empreendedores mantiveram a estabilidade em relação ao trimestre anterior e a comparação anual.

*Texto de Letícia Silva supervisionado por Vitor Hugo Fróes

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS