Uma operação da Polícia Militar Ambiental apreendeu 33.190 quilos de pescados em Ubatuba. A ação durou mais de 34 horas e multou 15 pescadores em R$ 26.592.000,00 pelo crime ambiental.
Segundo a PM, a operação começou na quinta-feira (2), e terminou na noite de sexta-feira (3). Uma embarcação pesqueira industrial, do tipo traineira do Rio de Janeiro estava realizando a pesca na modalidade de cerco, que utiliza uma rede para cercar cardumes de peixes, na região do Saco das Bananas, em Ubatuba. Local proibido para qualquer atividade de pesca profissional industrial.
Leia mais notícias da região aqui
Durante abordagem, os policiais verificaram que 04 tripulantes não possuíam a devida carteira de pescador profissional e flagraram mais de 33 toneladas de pescado no porão da embarcação, a maioria das espécies espada e corvina.
Após o flagrante, iniciou-se a escolta da embarcação até um local seguro para atracar e realizar a devida descarga, pesagem, identificação das espécies e destinação de todo o pescado, para os Fundos Sociais e instituições filantrópicas dos municípios do Litoral Norte.
Ainda de acordo com a Polícia, os pescadores que foram multados terão de comparecer a SEMIL – Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, para prestar esclarecimentos do crime. A embarcação, um barco de apoio e a rede de cerco com 700 metros de comprimento utilizada no crime ambiental, foram apreendidos.
Essa Operação foi realizada pela 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3ºBPAmb.