RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Polícia faz operação contra grupo suspeito de fraudar licitações em Caraguatatuba

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça de Caraguatatuba. As diligências aconteceram em três endereços no Guarujá, dois na capital paulista e um em Praia Grande. Entre os alvos estão sede de empresas e residências de pessoas ligadas à organização.

Polícia faz operação contra grupo suspeito de fraudar licitações em Caraguatatuba
Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil de São Paulo deflagrou na manhã desta quinta-feira (10) a Operação Cartel do Pregão, que investiga um esquema de fraude em licitações e lavagem de dinheiro envolvendo um grupo empresarial com atuação em Caraguatatuba.

Leia mais notícias da região aqui.

Segundo a 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de São José dos Campos, responsável pela operação, as empresas investigadas participavam de licitações públicas com preços até três vezes acima dos valores de mercado, levantando suspeitas de superfaturamento. De acordo com os investigadores, havia indícios de que as concorrentes agiam para simular competitividade, burlando as regras do processo licitatório.

A apuração teve início após uma denúncia anônima e foi reforçada por informações de inteligência. A polícia identificou que as empresas envolvidas, embora distintas no papel, compartilhavam endereço, identidade visual, contabilidade e até estrutura operacional, o que indicaria a existência de um mesmo núcleo empresarial operando de forma fraudulenta.

Ainda segundo a Polícia Civil, relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) do COAF revelaram movimentações financeiras superiores a R$ 50 milhões, com repasses cruzados entre as empresas e uso de “laranjas” para ocultar os verdadeiros beneficiários dos recursos. As transações também chamaram a atenção das instituições bancárias, sendo classificadas como atípicas e suspeitas de lavagem de dinheiro.

Na manhã desta quinta (10), foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça de Caraguatatuba. As diligências aconteceram em três endereços no Guarujá, dois na capital paulista e um em Praia Grande. Entre os alvos estão sede de empresas e residências de pessoas ligadas à organização.

O material apreendido será analisado. Não havia informações sobre presos até a publicação da reportagem.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS