A Polícia Civil realiza, na manhã desta terça-feira (17), uma operação contra o roubo e furto de motos em São José dos Campos.
Leia mais notícias da região aqui.
De acordo com a polícia, o alvo da operação é uma quadrilha especializada em cometer o crime na cidade.
São cumpridos 12 mandados de busca e apreensão. Até às 12h, dois celulares haviam sido apreendidos. Além disso, um homem foi preso em flagrante com uma munição .38 e uma moto sem placa que constava como roubada.
Inicialmente, foram expedidos pela Justiça de São José 13 mandados, mas um dos alvos era um homem que morreu em uma ação da Guarda Civil Municipal de São José no dia 12 de dezembro.
Na ocasião, os guardas faziam patrulhamento de rotina pela região norte, até que foram alertados pela central de que dois homens estavam em uma moto roubada no bairro Alto da Ponte.
Os guardas alegam que a central de monitoramento identificou que os homens foram para a avenida JK, na região da Vila Industrial e os GCMs deram início a uma perseguição, mas os ocupantes não obedeceram a ordem de parada e fugiram em direção ao bairro Residencial São Francisco – veja vídeo abaixo.
A perseguição continuou até que, em um determinado momento, os suspeitos desceram do veículo e fugiram a pé.
Segundo os guardas, quando foi iniciada a fuga a pé, um dos homens colocou a mão na cintura, aparentando estar armado. Devido a isso, os agentes atiraram, acertando os dois suspeitos.
Um dos homens morreu no local e outro foi socorrido ao pronto-socorro, onde recebeu atendimento. Com as vítimas, foi encontrado um revólver calibre 38 e uma arma falsa. Também foi identificado que a moto usada para fugir dos GCMs era roubada.
Procurada pelo Portal THMais, a Prefeitura de São José dos Campos informou que “na noite desta quinta-feira (12), na região norte, dois indivíduos abordaram uma pessoa em uma motocicleta. A vítima resistiu inicialmente e foi agredida, mas acabou entregando o veículo após os assaltantes exibirem uma arma. Os criminosos fugiram sem usar capacetes”.
Ainda segundo a prefeitura, “a vítima entrou em contato com a Guarda Civil Municipal (GCM), que acionou o sistema de monitoramento CSI (Centro de Segurança e Inteligência). Na região da Via Cambuí, ao avistarem a GCM, os suspeitos abandonaram a motocicleta e fugiram para uma área de mata. Durante o acompanhamento, os indivíduos atiraram contra os agentes, que revidaram”.
Por fim, a prefeitura disse que “ambos os suspeitos foram atingidos pelos disparos. Um deles faleceu no local, enquanto o outro foi socorrido pelo SAMU e encaminhado ao Hospital Municipal” e que a “ocorrência foi apresentada à autoridade policial”.