Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal em Lorena e em Roseira na manhã desta segunda-feira (4). A ação teve como objetivo reprimir a prática de crimes de abuso sexual infantil envolvendo crianças e adolescentes pela internet, iniciados na Noruega.
Leia mais notícias da região aqui
Os mandados foram expedidos com base em três investigações distintas. Duas pessoas foram detidas em Roseira após uma investigação iniciada pela polícia norueguesa. Após a prisão de um homem Norueguês que produzia vídeos com abuso sexual infantil, as autoridades estrangeiras constataram que um suspeito no Brasil havia adquirido o conteúdo ilícito. Depois dessa descoberta, a polícia norueguesa compartilhou as informações com a Polícia Federal.
Crimes de abuso sexual
As demais prisões envolveram estrangeiros que moravam em Lorena. De acordo com as investigações, um deles estaria armazenando dezenas de fotografias e vídeos contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil, enquanto o outro estaria disponibilizando o conteúdo na internet.
Vinte e um policiais federais participaram da operação e apreenderam computadores, celulares e mídias de arquivos de informática que possam conter vídeos e imagens relacionadas a abuso sexual infantil.