A Polícia Civil apreendeu 520 quilos de cocaína e prendeu dois homens que transportavam a droga escondida em uma carga de ração animal e serragem, na noite de sábado (14), no bairro Pontal da Cruz, em São Sebastião.
Leia mais notícias da região aqui.
A ação foi realizada por equipes da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) de Mogi das Cruzes, que monitoravam o esquema desde abril. Os policiais abordaram uma caminhonete que havia estacionado em frente a um comércio e encontraram, sob os sacos de ração, 486 tijolos de cocaína.
Segundo a investigação, a droga vinha sendo enviada da capital para a região de Mogi das Cruzes, que servia como ponto de apoio para o abastecimento do tráfico nas áreas portuárias de Santos e São Sebastião. A localização estratégica e o acesso facilitado por rodovias ajudavam na logística do grupo criminoso.
No momento da abordagem, o motorista, de 78 anos, e o ajudante, de 28, foram presos em flagrante. Eles haviam sido vistos conversando com outros três suspeitos, que também são investigados por envolvimento na organização. Durante a operação, os policiais também apreenderam R$ 1,7 mil em dinheiro e sete celulares, que agora serão analisados para aprofundar as apurações.
De acordo com a Polícia Civil, a apreensão representa um prejuízo estimado em R$ 10,4 milhões ao crime organizado. No início de junho, a mesma equipe havia localizado um galpão com 100 quilos de cocaína, também na Baixada Santista.
O caso foi registrado na 2ª Delegacia de Entorpecentes da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), do Departamento Estadual de Polícia Judiciária do Interior 1 (Deinter-1), como tráfico de drogas, associação para o tráfico e apreensão de veículo.