Uma adolescente de 17 anos registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Cruzeiro relatando que sofreu ofensas raciais por colegas dentro da Escola Estadual Major Hermógenes, localizada na Vila Paulista, em Cruzeiro. O registro foi feito na tarde de sexta-feira (29).
Leia mais notícias da região aqui.
Segundo o boletim, os xingamentos ocorreram no dia 27 de agosto, durante o horário de almoço, enquanto a vítima assistia a um jogo de futebol de mesa. Duas teriam chamado a jovem de “neguinha” e feito comentários depreciativos sobre seu namorado, sugerindo que ele “só poderia ter vindo do fundo do Paraíba, esse carioca, por estar namorando essa neguinha”.
A vítima relatou ainda que esses episódios de discriminação vêm acontecendo com frequência e que, em ocasiões anteriores, uma das agressoras chegou a empurrá-la e fazer comentários sobre seu cabelo crespo, orientando que ela “arrumasse o cabelo”.
A tia da vítima afirmou que já havia procurado a escola diversas vezes para relatar os fatos, mas sem sucesso na resolução do problema.
Diante das ofensas e do abalo emocional causado, a adolescente registrou a ocorrência para que os atos sejam investigados e cessadas as agressões.
O Portal THMais entrou em contato com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que disse que “repudia qualquer forma de racismo, dentro ou fora do ambiente escolar” e que, assim que tomou conhecimento do ocorrido, iniciou a apuração para entender o que motivou o conflito.
A pasta disse também que a vítima foia acolhida pela direção da unidade e que a equipe regional do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva) acompanhará o caso.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



