Um homem foi preso na segunda-feira (4) por maus-tratos a animais em Guaratinguetá. A prisão aconteceu no bairro IAPI, durante atendimento de uma denúncia feita à Polícia Militar Ambiental.
Leia mais notícias da região aqui.
De acordo com a corporação, equipes do Grupamento Tático Ambiental foram até a residência indicada e, com autorização do proprietário, realizaram a fiscalização.
No local, encontraram dois cães em estado de saúde crítico: um border collie mantido preso por corrente, desnutrido, com escore corporal baixo e infestação de carrapatos; e um pitbull, também desnutrido, solto no quintal, mas igualmente debilitado e com sinais de abandono.

Ainda segundo a PM Ambiental, o ambiente apresentava fezes espalhadas, panos sujos usados como cama, acúmulo de pelos e forte odor, além de ausência de água e alimento para os cães.
Um médico veterinário foi acionado e atestou os maus-tratos, confirmando o comprometimento do bem-estar dos animais por falta de cuidados.
O tutor dos cães foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia, onde a prisão foi ratificada pela autoridade policial.
Na esfera administrativa, foi lavrado um auto de infração ambiental no valor de R$ 6 mil. Os cães ficaram sob os cuidados da veterinária que prestou apoio à ocorrência.



