RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Homem que matou professor em apartamento da zona oeste de São José é condenado a 24 anos de prisão

Crime aconteceu em setembro de 2024, no apartamento da vítima, localizado na Rua das Piabas, no bairro Parque Residencial Aquarius.

Foto: Reprodução

Um homem foi condenado a 24 anos de prisão por assassinar e furtar o professor Edson Petronilo Machado da Silva, de 52 anos, em São José dos Campos. O crime aconteceu em setembro de 2024, no apartamento da vítima, localizado na Rua das Piabas, no bairro Parque Residencial Aquarius.

Leia mais notícias da região aqui.

A decisão foi proferida na quinta-feira (25) durante julgamento por júri popular. O réu, Cícero Valdick Lima Vital Ferreira, foi condenado por homicídio qualificado e furto qualificado.

Segundo a sentença, os jurados reconheceram que o crime foi cometido com dolo e que houve motivo fútil, uso de meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima. Cícero e Edson eram amigos, e o crime ocorreu dentro do apartamento onde o professor residia.

O juiz Milton de Oliveira Sampaio Neto destacou na sentença a brutalidade da ação, afirmando que o réu aplicou diversos golpes na vítima até que ela perdesse os sentidos. Em seguida, ele a amarrou com cabos elétricos, cobriu o corpo com um cobertor para tentar esconder o crime e permaneceu no local por mais de três horas.

Ainda segundo a decisão, Cícero furtou diversos pertences de Edson após o assassinato, incluindo o celular, um relógio de pulso, um boné, o carro da vítima e até um dos seus cachorros. Ele também realizou compras e transferências bancárias que totalizaram R$ 670,40. O crime foi praticado durante o período noturno e com abuso de confiança, já que havia uma relação de amizade entre os dois.

O corpo de Edson foi encontrado no dia 17 de setembro de 2024. A Polícia Militar foi acionada por volta das 19h50, após um colega de apartamento estranhar que a vítima permanecia deitada no sofá coberta com um cobertor, sem se mover, desde o dia anterior. Segundo o boletim de ocorrência, ao retirar a coberta, os policiais encontraram o professor com o tronco, os braços, as mãos e a cabeça amarrados com fios e cabos de aparelhos eletrodomésticos.

Cícero foi preso cerca de 20 dias após o crime, no estado do Paraná. Ele foi condenado a cumprir a pena em regime inicial fechado e também deverá pagar 13 dias-multa. O réu segue preso e não poderá recorrer em liberdade.

Siga o perfil do THMais Vale no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS