Manuella Franco Marques, de apenas 1 ano e 3 meses, é sepultada nesta terça-feira (29). A cerimônia acontece até 15h30, no Cemitério Jardim da Paz, em Jacareí. A menina morreu na manhã de segunda-feira (28), após se engasgar dentro de uma creche municipal no bairro Parque dos Príncipes.
Leia mais notícias da região aqui.
Segundo o boletim de ocorrência registrado na Delegacia Seccional de Jacareí, Manuella foi alimentada com papinha por volta das 10h20 e, em seguida, colocada para descansar em um colchonete.
Cerca de 30 minutos depois, a criança começou a vomitar e apresentou sinais de debilidade e coloração arroxeada da pele. As cuidadoras relataram ter tentado manobras de sucção nasal, mas a situação se agravou.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e levou Manuella até a UPA Dr. Thelmo de Almeida Cruz, mas ela já chegou ao local sem sinais vitais. A morte foi confirmada pela equipe médica.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, não havia nenhum profissional de saúde na creche no momento do incidente. As próprias funcionárias da unidade confirmaram a ausência, afirmando que o posto está desassistido há algum tempo, apesar de já ter contado com esse tipo de profissional anteriormente.
A mãe de Manuella esteve na unidade durante o episódio e teria exigido que os funcionários prestassem socorro imediato à filha. Porém, segundo o boletim, a diretora da creche teria recusado o pedido, alegando que há uma orientação da Prefeitura para que os servidores não realizem atendimento de emergência, mesmo em casos graves.
Para a Polícia Civil, esse intervalo de tempo entre o início dos sintomas e o atendimento especializado pode ter sido determinante para o desfecho fatal. A ocorrência foi registrada como homicídio culposo (quando não há intenção de matar) com possível omissão de socorro, e um inquérito foi instaurado para apurar responsabilidades.
A delegacia solicitou ao Instituto Médico Legal (IML) a realização de exame necroscópico para identificar a causa da morte e pediu à Prefeitura informações sobre a falta de profissionais de saúde na creche e sobre a suposta proibição de prestação de socorro por funcionários. Até o momento, ninguém foi preso.
Em nota, a Prefeitura de Jacareí expressou solidariedade e reforçou que se encontra à disposição da família e de todos os servidores da educação que tentaram salvar a criança.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



