O Ministério Público de São Paulo (MPSP) deflagrou na manhã desta terça-feira (25) a Operação Juçara, voltada à investigação de um grupo criminoso que realiza extração ilegal de palmito juçara em áreas de proteção ambiental no Vale do Paraíba, Vale do Ribeira e outras regiões do estado.
Leia mais notícias da região aqui.
Segundo o MPSP, o grupo transportava o palmito “in natura” obtido de forma ilegal para fábricas clandestinas, onde o produto era manipulado e envasado sem qualquer medida sanitária, colocando em risco a saúde pública.
A ação conta com promotores de Justiça, servidores do Ministério Público, policiais ambientais e agentes da Vigilância Sanitária.
Durante a operação, são cumpridos oito mandados de busca e apreensão nos municípios de Juquitiba, Miracatu e Itapecerica da Serra. As investigações apontaram que os suspeitos constituíram empresas para simular distribuição legal do palmito, mas o produto era processado em ambientes insalubres, sem cumprimento das normas de higiene e segurança exigidas para alimentos destinados ao consumo.
A lista de materiais apreendidos não havia sido divulgada até a publicação da reportagem.
O MPSP informou que a ação foi planejada a partir de denúncias sobre danos ambientais recorrentes causados pelo grupo no interior do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Santa Virgínia, em São Luís do Paraitinga e Caraguatatuba.
A operação é feita em conjunto com o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e, GAEMA (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente), Polícia Ambiental e a Vigilância Sanitária.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



