A Polícia Civil de São Paulo e o Ministério Público deflagraram na manhã desta quarta-feira (27) a Operação Cineris, que investiga uma quadrilha de estrangeiros responsável por golpes virtuais e lavagem de dinheiro por meio de empresas de fachada. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão, integrando um total de 22 ordens judiciais e sete mandados de prisão nas cidades de São Paulo, São José dos Campos e Ibiúna.
Leia mais notícias da região aqui.
As investigações começaram no 1° Distrito Policial de Rosana após uma denúncia de fraude. Segundo as apurações, os criminosos utilizavam um site hospedado na Turquia para simular investimentos com promessas de lucro, atraindo vítimas de todo o país. Em oito meses, o grupo movimentou mais de R$ 480 milhões com o esquema.
O dinheiro era transferido para contas de “laranjas”, controladas posteriormente pelos criminosos, e repassado para empresas de fachada usando fintechs e gateways para dificultar a fiscalização. A estrutura também atendia outras facções criminosas que precisavam ocultar bens e recursos.
Cerca de 97 policiais civis participam da operação, com apoio de unidades especializadas como a Divisão Estadual de Investigações Criminais (Deic), Grupo Especial de Reação (GER) e o Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra). As ações seguem em andamento.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



