A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) realizou, na manhã desta quarta-feira (10), a “Operação Apagão”, com foco em empresas do setor de fios e cabos de cobre e alumínio suspeitas de envolvimento em um esquema de fraude fiscal. A ação mobilizou 130 auditores da Receita Estadual e 70 policiais civis em todo o estado, incluindo cidades do Vale do Paraíba, como Caçapava e Santa Branca.
Leia mais notícias da região aqui.
A operação é resultado de um monitoramento especializado realizado pela Sefaz-SP, que identificou fortes indícios de irregularidades fiscais em 25 empresas. Os alvos foram divididos em cinco grupamentos autônomos e estão distribuídos entre municípios como São Paulo, Guarulhos, Osasco, Itaquaquecetuba, Arujá, Bebedouro, Monte Mor, Capivari, além das duas cidades do Vale.

Segundo a investigação, as empresas utilizavam práticas como a apropriação indevida de créditos de ICMS através da simulação de operações interestaduais, além da tentativa de dar aparência legal a mercadorias clandestinas ou de origem ilícita. O valor total de créditos de ICMS com indícios de irregularidade chega a R$ 727,7 milhões nos últimos três anos e meio.
Durante a ação, foram apreendidos documentos físicos e digitais que agora serão analisados para reunir provas do envolvimento dos responsáveis e subsidiar responsabilizações nas esferas tributária e criminal. A operação também vai apurar a possível prática de outros crimes além da fraude fiscal.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



