A placa de identificação do Obelisco, localizado na Praça Dr. Cândido Motta, no Centro de Caraguatatuba, foi furtada na madrugada de terça-feira (13). O caso, divulgado na quarta (14) pela prefeitura, envolve um dos principais patrimônios históricos e culturais do município e está sendo apurado pela Polícia Civil.
Leia mais notícias da região aqui.
De acordo com o registro da ocorrência, a placa de bronze que identificava o monumento foi retirada por pessoas ainda não identificadas. O material possuía valor histórico e simbólico para a cidade, já que o Obelisco integra o conjunto de bens que preservam a memória urbana de Caraguatatuba.
Imagens do Centro de Operações Inteligentes (COI) foram disponibilizadas para auxiliar nas investigações e podem contribuir para a identificação dos responsáveis.
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), responsável pela gestão cultural do município, informou que acompanha o caso e reforça que a retirada, comercialização ou aquisição de bens de origem ilícita é considerada crime.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos
A Prefeitura e a Fundacc pedem a colaboração da população. Informações que possam ajudar na identificação dos responsáveis ou na localização da placa podem ser repassadas de forma anônima à Polícia Civil.
O poder público reforça que a preservação do patrimônio histórico é uma responsabilidade coletiva e que ações contra bens culturais afetam diretamente a identidade, a história e a memória de Caraguatatuba.



