RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

PF investiga desvio de verbas federais em Cruzeiro e cumpre mandados de busca

De acordo com a PF, durante as investigações foi constatado que a prefeitura contratou uma empresa especializada na emissão de certificados digitais com valores superfaturados.

PF investiga desvio de verbas federais em Cruzeiro e cumpre mandados de busca
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (21) a operação “Mutatis Mutandis” em Cruzeiro para investigar servidores públicos e empresários suspeitos de fraudar licitações e desviar verbas federais.

Leia mais notícias da região aqui.

De acordo com a PF, durante as investigações foi constatado que a prefeitura contratou uma empresa especializada na emissão de certificados digitais com valores superfaturados. A empresa teria recebido recursos para a realização de uma obra pública que nunca saiu do papel e ainda utilizou funcionários efetivos da administração municipal como mão de obra. A Prefeitura de Cruzeiro possui contratos vigentes com a entidade investigada.

Paralelamente, o caso também é apurado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, que já ajuizou uma ação civil pública com pedidos de ressarcimento ao erário, aplicação de multa e afastamento de servidores envolvidos.

Ao todo, 24 policiais federais participaram da operação, que cumpriu sete mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal de Taubaté. As diligências foram realizadas em residências de servidores, empresários e na sede da empresa investigada.

Os investigados podem responder pelos crimes de peculato, fraude em licitações e associação criminosa, que juntos podem resultar em penas de até 31 anos de prisão.

O Portal THMais entrou em contato com a Prefeitura de Cruzeiro, que informou que acompanha a operação e “reafirma seu compromisso com a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos”.

A administração municipal informou também que “desconhece o conteúdo das investigações e aguardará novas informações para prestar o auxílio necessário, bem como avaliar eventuais medidas administrativas cabíveis”. Disse também que não compactua com irregularidades e que “todas as medidas cabíveis serão tomadas para resguardar o interesse da população”.

Siga o perfil do THMais Vale no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS