A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (21) a operação “Mutatis Mutandis” em Cruzeiro para investigar servidores públicos e empresários suspeitos de fraudar licitações e desviar verbas federais.
Leia mais notícias da região aqui.
De acordo com a PF, durante as investigações foi constatado que a prefeitura contratou uma empresa especializada na emissão de certificados digitais com valores superfaturados. A empresa teria recebido recursos para a realização de uma obra pública que nunca saiu do papel e ainda utilizou funcionários efetivos da administração municipal como mão de obra. A Prefeitura de Cruzeiro possui contratos vigentes com a entidade investigada.
Paralelamente, o caso também é apurado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, que já ajuizou uma ação civil pública com pedidos de ressarcimento ao erário, aplicação de multa e afastamento de servidores envolvidos.
Ao todo, 24 policiais federais participaram da operação, que cumpriu sete mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal de Taubaté. As diligências foram realizadas em residências de servidores, empresários e na sede da empresa investigada.
Os investigados podem responder pelos crimes de peculato, fraude em licitações e associação criminosa, que juntos podem resultar em penas de até 31 anos de prisão.
O Portal THMais entrou em contato com a Prefeitura de Cruzeiro, que informou que acompanha a operação e “reafirma seu compromisso com a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos”.
A administração municipal informou também que “desconhece o conteúdo das investigações e aguardará novas informações para prestar o auxílio necessário, bem como avaliar eventuais medidas administrativas cabíveis”. Disse também que não compactua com irregularidades e que “todas as medidas cabíveis serão tomadas para resguardar o interesse da população”.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



