A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (17) uma operação contra um esquema suspeito de receptação e adulteração de combustíveis, com fortes indícios de lavagem de dinheiro. A ação teve como ponto central a cidade de São José dos Campos, onde funcionaria a base operacional do grupo investigado.
Leia mais notícias da região aqui.
Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais localizados em São José dos Campos, São Paulo (zona leste), Jandira, Campinas, Paulínia, Mogi-Guaçu e Hortolândia. A operação envolveu 34 policiais civis e 12 viaturas.
Durante a ação, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, documentos e mídias digitais que serão analisados para aprofundar as investigações. Não haviam sido realizadas prisões até a publicação desta reportagem.
Segundo o inquérito, a base em São José dos Campos teria sido usada para receber combustíveis de origem ilícita, realizar a manipulação para aumento artificial de volume e efetuar a distribuição do produto adulterado, disfarçada por meio de documentos fiscais e transações financeiras atípicas.
A investigação também envolve empresas dos setores de logística, ambiental e varejo, além de uma estrutura financeira apontada como possível central de pagamentos. Os nomes das empresas e dos envolvidos foram mantidos em sigilo para preservar o andamento do caso.
A operação é parte de um esforço da Polícia Civil no combate ao mercado clandestino de combustíveis, que representa riscos à segurança pública e ao meio ambiente, além de prejuízos econômicos.
A investigação segue sob responsabilidade da DEIC do DEINTER 1, sediada em São José dos Campos.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



