Os coletores de lixo de Jacareí entraram em greve na manhã desta segunda-feira (2). Não há previsão para a paralisação acabar.
De acordo com o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, que representa a categoria, a paralisação acontece por conta da falta de pagamento do 13º salário, ticket alimentação e convênio médico.
A greve foi iniciada após assembleia realizada com os colaboradores, que aconteceu em frente à sede da empresa responsável pelo serviço, na manhã desta segunda.
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo (Femaco) confirmou a paralisação. Segundo o órgão, a coleta de lixo de Jacareí tem cerca de 600 trabalhadores.
Em nota, a Prefeitura de Jacareí informou que o pagamento que estava programado para o dia 25 de novembro, para a empresa Ambiental, responsável pela coleta de lixo na cidade, não foi realizado.
De acordo com a administração municipal, o motivo que a cidade passa por um “momento desafiador financeiramente” e que “está promovendo um programa de anistia de até 100% de desconto em juros e multas em dívidas com a Prefeitura, com objetivo de aumentar a arrecadação”.
No início da tarde, a prefeitura informou que o pagamento deve ser realizado até o fim da semana e disse que a empresa assumiu o compromisso de retomar o serviço na terça-feira (3).
O Portal THMais procurou a Ambiental, mas não havia recebido retorno até a publicação desta reportagem.