Porto de São Sebastião fará primeira exportação de café brasileiro em veleiro cargueiro

O navio levará cerca de 700 pallets com 14 sacas de café em cada um deles, totalizando 9.800 sacas. É previsto o transporte de 600 toneladas do produtos.

Foto: Divulgação/Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL)

O porto de São Sebastião faz nesta semana a primeira exportação de café brasileiro orgânico em um veleiro cargueiro. O destino é o porto de Le Havre, na França.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), a operação teve início na manhã desta terça-feira (12), quando equipes levaram a carga de café ao navio, que tem a previsão de iniciar o transporte nos próximos dias.

O navio levará cerca de 700 pallets com 14 sacas de café em cada um deles, totalizando 9.800 sacas. Também serão embarcadas algumas sacas contendo semente de cacau brasileiro para a indústria europeia de chocolates. É previsto o transporte de 600 toneladas do produtos.

Foto: Divulgação/Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL)

O café embarcado no veleiro foi produzido na Fazenda Ambiental Fortaleza, localizada em Mococa, no interior de São Paulo. A carga foi levada ao navio em cerca de 40 caminhões.

Sobre o veleiro

Essa vai ser a primeira viagem do veleiro-cargueiro Artemis, que saiu do estaleiro onde foi fabricado, no Vietnã, para São Sebastião. De acordo com o Governo Estadual, a escolha do porto paulista para o transporte do café está relacionada à proposta de realizar a operação mais sustentável possível, desde a produção até o transporte.

O navio tem um conjunto de velas que ocupam um total de 3.000 metros quadrados de área. O mastro principal tem 65 metros de altura. Todo esse conjunto é operado por joysticks direto da cabine de comando.

O vento também gera energia eólica com o movimento das velas, e essa energia limpa é armazenada em baterias e alimenta toda a operação do navio, como painéis, equipamentos e iluminação. Apenas em casos extremos, quando não há vento suficiente, a embarcação utiliza motor a combustão.

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