Neste domingo (25), um prédio abandonado foi implodido no Jardim Aquarius, zona nobre de São José dos Campos. Essa foi a primeira implosão de edifício no Vale do Paraíba.
Por volta das 10h da manhã, moradores do entorno do prédio e curiosos lotaram as vias próximas para assistir a ação que durou cerca de 8 segundos. Uma hora antes da detonação dos explosivos, todos os condomínios em um raio de 150 metros foram esvaziados e sirenes de emergência foram acionadas três vezes.
O edifício que fica localizado na Rua dos Tubarões, via movimentada da zona oeste da cidade, não foi finalizado e a construção estava abandonada há mais de 30 anos. Há boatos de que a construção seria um hotel ou hospital.
De acordo com o engenheiro responsável, Manoel Jorge Diniz, conhecido como “Manezinho da Implosão” e responsável por 95% das implosões no país, foram utilizados cerca de 75kg de explosivos para a ação. Além disso, telas foram colocadas ao redor do prédio para impedir que fragmentos voassem para fora do perímetro e também foram instalados aparelhos que mediram o impacto sísmico no local.
Depois da implosão, o que restou foram apenas escombros do prédio abandonado. Do local, serão retirados cerca de 500 caminhões de entulho. A ação de retirada dos escombros será monitorada pelo engenheiro da operação, durante 15 dias.
No terreno será construído um condomínio que deve contar com o maior apartamento de São José dos Campos, ou seja, um duplex na cobertura com 1.010 metros quadrados e os demais andares terão apenas um apartamento, com 505 metros quadrados.
Veja fotos da implosão do prédio: