O prefeito de Taubaté, José Saud (MDB), exonerou quatro secretários de suas funções. As exonerações começaram nessa terça-feira (12), com a secretária de Educação, Vera Hilst, e o secretário de Ação Social, Gabriel Pinelli. Hoje (13), mais dois secretários foram exonerados, a secretária de Governo, Elaine Aparecida de Oliveira Moreira, e o secretário de Finanças, Marco Antônio Campos.
Segundo a Prefeitura, as exonerações fazem parte de um processo de reforma administrativa com o objetivo de adequar o governo para o exercício de 2024. A nova estrutura administrativa da Prefeitura, mais enxuta, deve gerar uma economia de cerca de R$ 12 milhões por mês aos cofres públicos.
A nova Reforma Administrativa prevê:
- A extinção de 30 cargos comissionados e de 100 funções de confiança (que só podem ser ocupados por servidores de carreira);
- Readequação de salários de diretores e gestores;
- Extinção da Secretaria de Justiça e Cidadania, com suas atribuições sendo incorporadas pela Secretaria de Governo;
- Mudança de nome da Secretaria de Planejamento, que passa a ser Secretaria de Urbanismo, com o Planejamento Municipal sendo integrado à Secretaria de Governo.
Transição
Neste período de transição, a professora Suellen Miragaia responderá interinamente pela pasta da Educação e a assistente social Isabel Pastorelli responderá temporariamente pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social. O diretor de Governança, Hamilton José de Oliveira Junior, responderá interinamente pela pasta do Governo e Marco Antônio Campos, agora diretor, responderá temporariamente pela Secretaria de Finanças.