Para conter o avanço do mosquito transmissor da dengue, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou um mutirão de combate ao Aedes Aegypti com a mobilização de 300 pessoas no fim de semana. Um drone foi utilizado em vistorias de casas de veraneio.
Leia mais notícias da região aqui
Em alguns casos, a Prefeitura teve que utilizar drones para vistoriar imóveis e os que foram identificados com possíveis criadouros, principalmente piscinas, serão notificados pelo município. E caso não promovam limpeza, podem ser multados.
Caraguatatuba já registrou um aumento de 730% nos casos positivos de dengue, em comparação ao mesmo período do ano passado. Até o momento, foram notificados 86 casos em 2024, já no ano passado, foram 11.
Drone no combate ao mosquito da dengue
A ação fez parte do programa ‘Minha Família Sem Dengue’ e contou com a participação de servidores públicos e voluntários que visitaram e orientaram as residências da região central entre os bairros Martim de Sá e Jardim Primavera.
Os agentes conscientizaram os moradores sobre a importância de manter a casa limpa e livre de criadouros. Entre as dicas repassadas estavam manter as lixeiras fechadas; colocar areia nos pratos de vasos de plantas; garrafas e baldes virados de cabeça para baixo; pneus limpos e em locais cobertos; caixa d’água sempre fechada e; se possível, colocar água sanitária nos ralos duas vezes por semana.
O principal objetivo da ação é fazer com que a população contribua para o controle e redução do número de casos de dengue, principalmente após o período do feriado de Carnaval, onde o município recebe visitantes de vários locais.
*Informações Prefeitura de Caraguá