RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Prefeitura de Taubaté inicia chamamento público para definir nova gestão do HMUT

Santa Casa de Misericórdia de Chavantes hmut
(Foto: PMT)

Nesta segunda-feira (8), a Prefeitura de Taubaté deu início ao chamamento público que definirá a Organização Social (OS) que fará a gestão do HMUT (Hospital Municipal de Taubaté).

De acordo com a gestão, a primeira etapa compreendeu o credenciamento dos participantes e análise de documentação de habilitação das sete OS’s que manifestaram interesse no contrato, são elas:

  • Instituto de Excelência em Saúde Pública (IESP)
  • Santa Casa de Misericórdia de Oliveira dos Campinhos
  • Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo do Campo
  • Santa Casa de Misericórdia de Chavantes
  • Associação Beneficente Amigos do Hospital (ABAH)
  • Associação de Benemerência Senhor Bom Jesus
  • Beneficência Hospitalar de Cesário Lange

A próxima etapa é de análise dos documentos, que será feita pela Comissão de Condução e Avaliação de Chamentos Públicos, além da avaliação dos apontamentos dos participantes apresentados durante a sessão. Em seguida haverá a publicação das Organizações Sociais habilitadas nesta primeira etapa.

As OS’s habilitadas serão convocadas para uma segunda sessão, onde acontecerá a abertura dos envelopes com os planos de trabalho. A data desta sessão ainda será definida.

Em nota, a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), atual administradora do HMUT, informou que o contrato de gestão com o município de Taubaté é válido até o dia 30 de abril.

A associação disse ainda que segue comprometida em ofertar atendimento público de qualidade aos munícipes de Taubaté, apesar dos atrasos gerados pela administração municipal.

A SPDM informou que o valor atual da dívida da Prefeitura com a organização chega a aproximadamente R$ 30 milhões.

A Prefeitura tem a intenção de prorrogar o contrato com a SPDM, que acabará no final do mês, para que seja possível fazer a transição com a nova organização social, que será definida após o encerramento do chamamento público que vai definir quem ficará responsável pela gestão do HMUT.

Crise na saúde

A crise na saúde de Taubaté se iniciou em julho do ano passado, quando a Prefeitura atrasou repasses destinados a SPDM, entidade responsável pela gestão do Hospital. Devido a falta de recursos, atendimentos foram paralisados e cirurgias eletivas suspensas. A gestão municipal, na época, manifestou o desejo de entregar a administração do Hmut ao Governo do Estado, que negou o pedido.

Na época, diante do agravamento da situação, a Câmera Municipal de Taubaté abriu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os fatos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS