A prefeitura de Taubaté começou uma obra de confecção de galeria, em caráter provisório, hoje (23) no bairro Jardim Mourisco, após cratera de 8 metros de largura bloquear rua residencial.
A obra tem cerca de 30 metros de extensão na Avenida Santina Alvissus Fernandes, no Jardim Mourisco. A previsão, de acordo com a Secretaria de Obras (SEO), é que a obra seja concluída em até 20 dias, sujeito a alterações, em decorrência das condições climáticas que podem dificultar o andamento dos trabalhos.
Posteriormente, será elaborado um projeto para execução da galeria definitiva, que deverá ser executada após licitação.
+Leia mais notícias no portal da TV Thathi SBT
O problema na via se deu em decorrência de um rompimento na tubulação de água da Sabesp, que fez com que o volume de água pesasse sobre os tubos Armcos que não suportaram o peso acumulado.
Inicialmente não houve necessidade de interdição das casas, mas após um temporal foi necessário interditar nove imóveis, como medida de prevenção e segurança pela Defesa Civil. Segundo a prefeitura, as secretarias de Desenvolvimento e Inclusão Social e de Habitação seguem dando às famílias toda assistência necessária.
Cratera
Oito metros de diametro e 2,5 metros de profundidade. Esse é o tamanho do burraco, aberto no dia 15 de janeiro deste ano, em frente a casa de uma família na cidade de Taubaté. O motivo do desmoronamento é infiltração de água.
Segundo o diretor da Defesa Civil de Taubaté, Danilo Ricci, uma tubulação da Sabesp se rompeu, causando a formação da cratera.
*Edição: Nayara Francesco
RELACIONADAS:
Cratera de 8 metros de largura bloqueia rua em Taubaté
Cratera aumenta com chuva forte e 14 casas são interditadas