A semana começa com instabilidade climática nas regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. Segundo Gustavo Escobar, meteorologista e pesquisador do INPE, a previsão aponta para chuvas fracas a moderadas principalmente na faixa litorânea, devido à formação de um sistema de baixa pressão no oceano, entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Leia mais notícias da região aqui.
Segundo o profissional, essa condição está sendo provocada por um cavado — uma pequena perturbação atmosférica na tropopausa média — que interage com o ar úmido da região, intensificando a circulação de ventos marítimos e favorecendo a formação de nuvens carregadas. As chuvas que ocorrem nesta segunda-feira (14) devem se deslocar ao longo do dia em direção ao leste, afetando o Rio de Janeiro e áreas adjacentes do Oceano Atlântico.
No Vale do Paraíba, a previsão é de tempo nublado com possibilidade de algumas pancadas isoladas à tarde, principalmente em áreas de serra. No entanto, não há risco de chuvas fortes. As temperaturas devem variar entre 26°C e 28°C na região do Vale, cerca de 23°C no Litoral Norte e entre 20°C e 21°C em Campos do Jordão.
O meteorologista alerta para uma semana “perturbada”, com a passagem de sucessivos cavados de onda curta — sistemas de difícil previsão — que trarão incertezas para os próximos dias. A recomendação é que a população acompanhe com frequência as atualizações da previsão do tempo, especialmente quem pretende realizar atividades ao ar livre.
Na terça-feira (15), outro cavado deve avançar sobre o estado de São Paulo, atingindo também o sul de Minas, o Rio de Janeiro e o Vale do Paraíba, com maior impacto previsto para o período da noite, principalmente no Vale Histórico. Isso pode provocar pancadas de chuva mais fortes na região.
A partir de quarta-feira (16), o tempo tende a melhorar, com diminuição das instabilidades. O céu deve seguir com nebulosidade variável e sensação de abafamento, com chances de chuva à tarde. Já entre quinta (17) e sexta-feira (18), não há previsão de chuva volumosa, mas o tempo deve permanecer instável e com variação de nuvens.