RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Prisões durante “saidinha” batem recorde em SP; 47 foram recapturados no Vale

Esse foi o terceiro indulto do ano e durou de 17 de setembro até esta segunda-feira (23).

Prisões durante
Foto: Reprodução/Google Imagens

A Polícia Militar recapturou 769 presos durante os cinco dias de “saidinha” temporária no Estado de São Paulo. O número, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), é o maior desde o início da fiscalização e recondução de detentos, que começou em junho de 2023.

Leia mais notícias da região aqui

Somente no sábado (21) e domingo (22), a Polícia Militar paulista prendeu 206 detentos que haviam recebido o benefício e descumpriram medidas cautelares impostas pela Justiça, como não sair durante a noite ou frequentar bares e baladas.

No Vale do Paraíba, 47 presos foram capturados. Esse foi o terceiro indulto do ano e durou de 17 de setembro até esta segunda-feira (23). Com o fim do período, 3.410 voltam às penitenciárias da região.

Regras da “saidinha”

Durante a “saidinha”, os detentos não podem violar as medidas impostas pela Justiça para manter o benefício. Eles precisam permanecer na cidade informada à Justiça, não podem ficar na rua no período noturno e nem frequentar bares, boates, envolver-se em brigas ou praticar qualquer outro ato considerado grave perante o Poder Judiciário.

Caso os beneficiados do regime semiaberto descumpram qualquer uma destas medidas eles são presos e enviados de volta para o presídio onde cumprem pena. Um acordo de cooperação entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) permite que os policiais tenham acesso às informações dos presos beneficiados para verificar se as regras para a saída temporária estão sendo cumpridas, sem a necessidade de ir até uma delegacia para a elaboração do boletim de ocorrência.

Os detentos recapturados são encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para exame pericial e, em seguida, levados ao sistema prisional.

*Texto de Bianca Martins, com coordenação de Vitor Hugo Fróes

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.