Privatização do Mercadão preocupa comerciantes

Reprodução/ TV Thathi SBT

A concessão do Mercado Municipal de São José dos Campos à iniciativa privada está preocupando os comerciantes. A questão voltou a ser pauta da prefeitura, que deve apresentar uma proposta à população neste sábado (11). Os comerciantes se queixam da fata de diálogo com o poder público.

“Eles não vieram conversar conosco, permissionário, nesse sentido. Só colocaram para nós [que teria] essa reforma e a terceirização. Nós não somos contra, nós queremos que haja uma benfeitoria nas necessidades do mercado”, desabafou o comerciante, Ronaldo Moreira Stellet, que está no Mercadão há 50 anos. 

Em entrevista a reportagem da TV Thathi SBT, os comerciantes afirmaram que, há anos, o prédio não passa por uma reforma e, com isso, os problemas estruturais só aumentam. “Eles não têm feito manutenção no mercado. Isso [que fazemos] é cada um cuidando do seu espaço. A gente quer que a prefeitura vem aqui, se organize com a gente e mantenha a cidade com o patrimônio que é da cidade: que é o Mercado Municipal”, protestou o comerciante Adriano Luiz Pereira.  

O comerciante Ronaldo falou que algumas das necessidades é trocar o telhado do prédio, fazer a pintura externa e a manutenção da parte interna. 

Comerciantes do Mercado Municipal de São José dos Campos alegam que, há anos, o prédio não passa por reforma. Reprodução/ TV Thathi SBT

O prédio do Mercado Municipal possui 3.198 m², 71 permissionários e cerca de 100 anos de existência. O medo dos comerciantes é que, com a concessão, o tradicional mercadão de São José perca a essência. “A essência do mercado é o público antigo, que frequenta o mercado”, pontuou Adriano. 

O aposentado, Aparecido dos Santos, veio morar em São José dos Campos há 55 anos. Ele conta que sempre vem passear no mercadão. “Aqui é o melhor para mim, me sinto mais a vontade, me sinto em casa. Você vai em um [mercado] grande, ficam olhando para você. Aqui não. Você encontra um amigo aqui, outro ali”, declarou. 

Em nota, a Prefeitura de São José dos Campos informou que a proposta de modernização do Mercado Municipal será apresentada no próximo sábado e “que o projeto é para tornar o local mais atrativo e garantir melhorias aos frequentadores e permissionários”. A prefeitura ainda destacou que o local é tombado como Patrimônio Histórico e que, por isso, serão mantidas todas as características originais. 

 

*Edição: Nayara Francesco

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS