Professores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) de São José dos Campos entraram em greve, nesta segunda-feira (29). A informação foi confirmada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES).
Leia mais notícias da região aqui
De acordo com o Sindicato, a Greve Docente Federal cobra reajuste salarial para os servidores das instituições federais de ensino. A categoria rejeitou a proposta de Governo Federal que insistiu em não reajustar os salários em 2024.
A previsão é que uma nova tentativa de negociação entre as entidades da educação e o governo aconteça até a próxima sexta-feira (3). Os docentes buscam melhorias em orçamento, carreira, recomposição dos índices de reajuste e aposentadoria, além da revogação integral da proposta e pagamento de perdas retroativas.
A produção do Th Mais Vale pediu nota à Unifesp sobre greve, mas ainda não teve nenhum retorno.
O que diz o MEC?
A redação do Th Mais Vale também entrou em contato com o Ministério da Educação (MEC) a respeito da situação. O órgão informou, em nota, que valoriza os servidores e que a resolução mais rápida possível do impasse é de seu interesse.
O diálogo e a negociação está sendo conduzida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), mas que a Educação Federal participa da busca pelo melhor encaminhamento possível para as demandas de técnicos e professores das Universidades e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
*Texto de Bianca Martins com supervisão de Gabriela Leite