A Câmara de Taubaté deve votar nesta terça-feira (24) um projeto de lei que autoriza a retomada dos rodeios no município. A proposta foi protocolada pelo vereador Bilili de Angelis (PP), que defende os eventos como manifestações culturais e oportunidades de geração de renda.
Leia mais notícias da região aqui.
O texto prevê a liberação de atividades como montarias em touros, provas equestres cronometradas, cavalgadas, hipismo, provas de marcha e rodeios com cavalos.
De acordo com o projeto, a realização dos eventos dependeria do cumprimento de regras, como a presença obrigatória de médicos veterinários para avaliação dos animais, vistoria de documentação e proibição de uso de animais com doenças, ferimentos ou deficiências físicas.
O projeto também determina que 3% da verba arrecadada com os rodeios seja destinada à causa animal. A fiscalização seria feita por entidades do setor, veterinários, o sindicato rural e com o apoio da prefeitura por meio do serviço de zoonoses.
A proposta foi protocolada em 23 de maio e já tem parecer favorável da Comissão de Justiça e Redação, além da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais. Com isso, o projeto já está apto para ser votado em plenário.



