Festas de fim de ano se aproximando, e as pessoas nos últimos preparativos das malas para encontrar a família no Natal ou até mesmo fazer aquela viagem tão esperada de Réveillon. No entanto, o que causa medo em muitas pessoas é deixar a casa sozinha. Por isso, o projeto “Vizinhança Solidária” está sendo um alívio para muitas famílias.
Leia mais notícias da região aqui
O projeto consiste em um voluntariado na comunidade em que vive, com ações destinadas a evitar ou reduzir a ocorrência por meio da identificação e avaliação de situações propícias, como falta de iluminação, terrenos baldios, buracos nas ruas, imóveis ou veículos abandonados, entre outros. Além disso, o projeto cria um senso de responsabilidade pela comunidade, aproximando os vizinhos e demonstrando a importância de cada um na vigilância do local.
A implantação do programa é gratuita, e a comunidade poderá, caso considere necessário, custear equipamentos de segurança, de comunicação ou elaboração de placas de identificação, que serão colocadas nos locais onde o programa é desenvolvido. A repórter Beatriz Plaça foi conferir na prática essa ação no “Novo Dia”.