O Pronto Atendimento Cecap, em Taubaté, começou a atender casos suspeitos e leves de dengue, a a partir desta quinta-feira (11). A cidade é a segunda com o maior número de mortes confirmadas pela doença em 2024, sendo 12 vítimas registradas desde o início de janeiro.
Leia mais notícias da região aqui
Antes, a única unidade que funcionava como referência para o atendimento dos casos na cidade era do Pronto-Socorro Central, para onde passarão a ser encaminhados os casos graves. Com 4.505 pessoas diagnosticadas com dengue, segundo boletim epidemiológico publicado no dia 3 de abril, a Prefeitura de Taubaté decidiu ampliar a oferta de atendimentos, com o objetivo de reduzir o tempo de espera na unidade.
Além disso, a Secretaria de Saúde contratou mais um clínico geral por plantão e quatro técnicos de enfermagem devido a alta demanda.
Situação de emergência
No dia 20 de fevereiro, a Prefeitura de Taubaté declarou situação de emergência e alerta epidemiológico em razão da grande quantidade de casos de dengue informados à Vigilância Epidemiológica Municipal.
*Texto de Bianca Martin com supervisão de Julia Lopes