Na manhã de hoje (22), foi realizada no Altar Central do Santuário a Missa da Quarta-feira de Cinzas.
Presidida por dom Orlando Brandes, arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, a celebração contou com a bênção das cinzas, reflexões sobre o início da Quaresma e também sobre o início efetivo da Campanha da Fraternidade 2023.
Para os católicos, este é um momento de reflexão do ser humano em compreender o quão pequeno é perante Deus. O arcebispo iniciou a homília relembrando o momento de dificuldade que a humanidade, como um todo, está enfrentando.
“Esta Quaresma, esta Quarta-feira de Cinzas, é diferente das outras, sabe por quê? Terremoto na Turquia, temos que sofrer com os que sofrem; acirramento da guerra da Ucrânia, após os pronunciamentos do presidente dos Estados Unidos e da Rússia; e esses deslizamentos e enchentes, sofrimento do povo brasileiro, especialmente aqui em São Paulo. Então vamos, diante de tudo isso, fazer penitência e abrir o coração para a solidariedade”, aconselhou dom Orlando perante as dificuldades e o início da Quaresma.
O arcebispo também relembrou o convite do Papa Francisco para a Quaresma, a transfiguração. Dom Orlando explicou que a oração, a caridade e o jejum nos transfiguram e nos convidam a três encontros: com Deus, com o próximo, e consigo.
“Vamos ter um encontro mais profundo com Jesus, vamos conhecer melhor Jesus. Quaresmas, leituras, os prefácios da Missa, tudo nos ajuda a conhecer melhor Jesus, não intelectualmente. Você e eu dizemos assim ‘Jesus é o filho de Deus’ e nada muda na nossa vida. Agora, quando a gente faz uma experiência de conhecer Jesus internamente, conhecer Jesus afetivamente, conhecer Jesus com a experiência interior, aí tudo muda”.
“Isso é Quaresma: intensificar nosso encontro e conhecimento profundo com Jesus Cristo e amá-lo ardentemente, segui-lo fielmente!”, abordou dom Orlando sobre o primeiro encontro que somos convidados a ter, sendo firmado pela fala do Papa Francisco, de que “uma Quaresma sem Páscoa, não é uma quaresma cristã”; e isso só é possível a partir do encontro com Deus.
Após a homilia, foi feita a tradicional bênção das cinzas e os presentes no Altar as receberam. A Santa Missa foi encerrada com a Consagração a Nossa Senhora Aparecida e, ao final da celebração, todos os fiéis presentes receberam as cinzas.
Campanha da Fraternidade 2023
Junto ao início do tempo da Quaresma, também é iniciada a Campanha da Fraternidade, que nesta edição tem como tema “Fraternidade e Fome” e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16).
*Com informações da A12 – Santuário Nacional de Aparecida