RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Quatro cidades da região enfrentam falta de vacinas na rede pública

Vacinação contra gripe em Caçapava começa segunda-feira (07)
Imagem: Divulgação

Algumas cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte estão com vacinas em falta. Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), essa situação não é tão incomum: seis em cada dez municípios brasileiros enfrentam falta de insumos.

Leia mais notícias da região aqui

Na região, as prefeituras de São José dos Campos, Taubaté, Jacareí e Caraguatatuba afirmaram enfrentar problemas no abastecimento de vacinas na rede pública de saúde.

Veja quais imunizantes estão em falta em cada cidade e o que as prefeituras têm a dizer a respeito:

São José dos Campos

Em São José dos Campos, as vacinas que estão em falta são a vacina contra varicela, a Tetraviral, a da Meningite C, a DTP e a vacina contra Covid. De acordo com a Prefeitura, todos estes imunizantes estão em falta devido a problemas de abastecimento pelo Ministério da Saúde e o município solicita periodicamente, por meio de ofícios, o reabastecimento.

No caso da vacina contra varicela, o envio deste imunobiológico tem ocorrido de forma intermitente e em quantidade insuficiente para atender a demanda do município desde outubro de 2023. O Ministério da Saúde orienta a substituição pela vacina Tetraviral (Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela). Porém, o município também vem recebendo em quantidade inferior ao solicitado, e muitas vezes em quantidade insuficiente. Já a vacina contra Meningite C está sendo substituída pela vacina ACWY, no momento.

Taubaté

A Vigilância Epidemiológica de Taubaté informou que nesta quarta-feira (16) os imunizantes para varicela isolada, tetraviral, covid infantil e covid adulto estão em falta na rede municipal de saúde. Já a vacina DTP está sendo substituída pela Pentavalente e Meningocócica C, pela vacina Meningocócica ACWY.

De acordo com a Prefeitura, a previsão é que a cidade receba um novo lote nos próximos dias. Após o recebimento, será analisado se as vacinas informadas continuarão em falta ou se a distribuição será normalizada.

Jacareí

A Secretaria de Saúde de Jacareí informou que o município não tem estoque das vacinas contra a Varicela, DTP e Meningo C no momento, devido a falta de envio de doses pelo Governo Federal.

Em substituição à vacina contra a Varicela, a vacina Tetraviral pode ser aplicada em crianças com 4 anos de idade, respeitando a rotina do calendário de vacinação. As unidades de saúde estão autorizadas a aplicar a vacina Pentavalente para substituir a DTP. Já no caso da Meningo C, a substituição é pela Meningo ACWY.

Caraguatatuba

Atualmente, a cidade de Caraguatatuba encontra-se com estoque zerado das seguintes vacinas: Varicela, HIB e COVID-19 Moderna.

A Prefeitura informou ainda que recebeu um comunicado no dia 9 de outubro informando sobre a substituição de alguns imunobiológicos e outros que serão entregues parcialmente pelo Ministério da Saúde.

O que diz o Ministério da Saúde

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que mantém envios regulares de vacinas aos estados, que são responsáveis por abastecer os municípios. Disse ainda que não há falta generalizada de vacinas no Brasil e que adota estratégias para manter a vacinação em dia e a proteção da população.

O órgão ainda deu uma explicação específica sobre algumas das vacinas em falta nas cidades da região:

“Sobre a vacina contra Varicela, no final de 2023, foram compradas 2,7 milhões de doses via Fundo Rotatório da OPAS/OMS, com 150 mil previstas para serem entregues em novembro. A aquisição regular está em processo de finalização, com previsão de regularização para o primeiro semestre de 2025.

Para a Covid-19, após a recomendação da OMS sobre o uso de cepas atualizadas, o Ministério da Saúde adquiriu 12 milhões de doses da vacina contra a cepa XBB, distribuindo mais de 7 milhões de doses aos estados em 2024. Devido às especificidades operacionais da vacina, a distribuição está ocorrendo semanalmente, conforme a capacidade de recebimento e armazenamento das redes de frio estaduais. No dia 4 de outubro, a pasta recebeu mais de 1,2 milhão de doses para regularizar os estoques de vacinação infantil, com entregas previstas para as próximas semanas.

Em relação à oferta da vacina contra Meningo C, nas regiões que registrarem falta, a orientação do Ministério da Saúde é para substituição pela Meningo ACWY, de mesma eficácia, mantendo a população protegida.”

Confira a tabela com os quantitativos das vacinas disponibilizado pelo Ministério da Saúde:

(Foto: Ministério da Saúde)

*Texto de Bianca Martins com supervisão de Vitor Hugo Fróes

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.