Duas pessoas ficaram feridas após serem atingidas por uma descarga elétrica causada por um raio na praia das Cigarras, em São Sebastião. Segundo a Defesa Civil Estadual, elas estavam debaixo de um guarda-sol.
Leia mais notícias da região aqui.
As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e levadas em estado grave pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região.
Alerta do Corpo de Bombeiros em dias de chuva:
- Evite áreas abertas: Durante tempestades, evite praias, campos e áreas descampadas.
- Afastar-se de objetos metálicos: Não carregue ou permaneça próximo a objetos como varas de pesca, bicicletas ou guarda-chuvas com ponta metálica.
- Procure abrigo seguro: Refugie-se em locais fechados, como edificações ou veículos, evitando tendas, quiosques e árvores isoladas.
- Desligue equipamentos elétricos: Evite usar aparelhos conectados à rede elétrica e mantenha-se longe de tomadas e fios.
- Não nade: Evite o mar, rios, piscinas ou lagos durante tempestades, pois a água conduz eletricidade.
- Abaixe-se, se necessário: Se estiver em campo aberto e sem abrigo, agache-se.
O Corpo de Bombeiros reforça que, em situações de emergência, a população deve entrar em contato pelo telefone 193.
Alerta de chuvas
A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um alerta, na última sexta-feira (13), para nível de acumulado de chuva altos no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.
De acordo com o comunicado, a previsão é do Centro de Gerenciamento de Emergências da corporação, que informou que, neste sábado (14) e domingo (15), a passagem de uma frente fria provocará linhas de instabilidade na atmosfera, o que causará tempestades com quedas de raios e rajadas de vento.
Durante estes temporais, a Defesa Civil orienta à população a se proteger em locais seguros e evitar transitar por áreas sujeitas a alagamentos. Também existe o alerta para que se procure abrigo em uma edificação e opte por não transitar nestes momentos.
Quem mora em áreas de risco precisa ficar atento com a encosta, já que volumes grandes de chuva aumentam a chance de ocorrências de escorregamento de terra. Sinais como surgimento de rachaduras nas paredes do imóvel, postes ou árvores inclinados e água lamacenta descendo do morro são sinais de um possível deslizamento.
Com qualquer uma destas situações, a pessoa deve deixar o local e acionar a Defesa Civil através do número 199.