A Receita Federal divulgou, nesta quarta-feira (3), um alerta que pessoas estão se passando por agentes públicos (servidores ou policiais) e solicitando informações pessoais por meio de chamadas de vídeo. Primeiro os criminosos intimidam os cidadãos por ligação telefônica e, na sequência, por vídeo.
Leia mais notícias da região aqui.
De acordo com a nota divulgada, esses suspeitos apresentam documentos forjados e citam operações conhecidas como a “Carbono Oculto”, para aparentar um atendimento oficial da Receita Federal.
Durante as ligações, eles exigem informações e pedem para que a vítima acesse links para uma assinatura eletrônica, como um falso “termo de confidencialidade”.
O órgão público reforça que se trata de fraude e que não realiza nenhum tipo de abordagem oficial solicitando dados por telefone ou por WhatsApp. Também ressaltou que não trabalha com o envio de links para coleta de informações pessoais.
Para comunicações e suporte aos cidadãos, os únicos canais oficiais de atendimento são o Portal e-Cac (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site oficial da Receita Federal – www.gov.br/receitafederal.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



