RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Receita Federal investiga esquema falso de consultoria tributária no interior de SP

operação crédito pirata campos do jordão receita federal
(Foto: Receita Federal)

Na manhã desta terça-feira (18), uma operação da Receita Federal, em conjunto com a Polícia Federal, investiga um esquema falso de consultoria tributária que sonega impostos e faz lavagem de dinheiro relativos a utilização indevida de créditos de PIS/Cofins fictícios, em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira.

Leia mais notícias da região aqui

De acordo com a Receita Federal, a Operação “Crédito Pirata” tem como objetivo obter provas relativas à estrutura de consultoria que abusa do instituto da Declaração de Compensação, além de possíveis crimes de falsidade de documentos e lavagem de dinheiro.

A abrangência das fraudes alcança compensações de 530 contribuintes de 200 cidades de 22 estados de todas as regiões do País. A consultoria falsa causou prejuízo de R$ 1.020.710.804,39 aos cofres públicos federais.

Estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão em residências, empresas e escritórios de investigados e de pessoas ligadas à suposta organização criminosa. Os mandados ocorrem nos municípios de São Paulo, Campos do Jordão, Osasco, Praia Grande e Sorocaba.

Entre os alvos estão o principal operador da fraude tributária e o mentor intelectual. O operador era responsável pela elaboração e transmissão das Declarações de Compensação fraudulentas. Já o mentor intelectual tentava dar uma aparência de legalidade à operação fraudulenta.

Alerta da Receita Federal

A Receita Federal alerta que não há qualquer hipótese de extinção de débitos utilizando para compensação crédito que não seja tributário, líquido, certo e apurado pelo próprio declarante.

Caso o contribuinte receba oferta de soluções milagrosas, inclusive de compra e venda de créditos que serviriam para quitar tributos federais, a orientação da Receita Federal é para que não aceite e denuncie o fato ao órgão. O canal para denúncias é a Ouvidoria, que pode ser acessada por meio link.

Operação “Crédito Pirata”

operação crédito pirata campos do jordão
(Foto: Receita Federal)

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS