Reeleito em São José, Anderson (PSD) cita educação e saúde como prioridades de seu mandato a partir de 2025

Anderson Farias teve 196,4 mil votos (58,26% dos votos válidos) e superou o candidato Eduardo Cury (PL), que teve 140,7 mil (41,74%).

Reeleito em São José, Anderson Farias cita educação e saúde como prioridades de seu mandato a partir de 2025
Foto: Reprodução/TV Thathi SBT

Reeleito em São José dos Campos, o prefeito Anderson (PSD) concedeu entrevista ao Hora do Vale, da TV Thathi SBT, no início da tarde desta segunda-feira (28), um dia depois do 2º turno, que aconteceu neste domingo (28) – veja a entrevista completa no final da matéria.

Leia mais notícias da região aqui

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Anderson Farias teve 196,4 mil votos (58,26% dos votos válidos) e superou o candidato Eduardo Cury (PL), que teve 140,7 mil (41,74%).

Essa foi a primeira vez que Anderson Farias venceu a eleição como prefeito em São José dos Campos – isso porque, na última eleição, em 2020, ele foi eleito vice com Felício Ramuth que, em 2022, renunciou para concorrer ao cargo de vice-governador de São Paulo.

Na entrevista, que foi concedida à apresentadora Marcela Mesquista, o atual prefeito de São José, que vai seguir no cargo até 2028, agradeceu a confiança dos eleitores da cidade.

“Muita emoção. Gratidão. Agradecer aos mais de 196 mil votos que confiaram. Vou trabalhar para honrar essa confiança e trabalhar para todos, né? Fui eleito por 196 mil, mas vou trabalhar para os mais de 720 mil habitantes que nós temos aqui em São José dos Campos”, afirmou o prefeito reeleito.

Questionado sobre como vai funcionar o início de seu novo governo, o prefeito explicou que, apesar de ter sido reeleito, o primeiro passo é fazer um processo de “governo de transição” para analisar possíveis mudanças nas secretarias.

“Vou fazer um governo de transição. Ela é importante. É o momento em que a gente faz um balanço e torna isso público. Eu quero dar essa transparência. Fizemos em 2020 e eu quero fazer agora novamente. Vou montar uma equipe para visitar todas as secretarias, levantar todas as informações e dados e tornar público. (…) Isso nos ajuda a fazer um planejamento, ou seja, um novo plano de gestão”, explicou Anderson.

Anderson (PSD) também reforçou o que já havia falado ao longo da campanha, de que tem a educação como prioridade. Ele também citou a saúde como um dos focos do trabalho à frente da prefeitura, revelando, inclusive, alguns novos investimentos que devem ser feitos ao longo do novo mandato.

“Queremos melhorar ainda mais, seja na área da saúde ou na educação, que é a minha prioridade. Vou continuar fazendo todos os investimentos e vai ser o maior investimento da cidade. É o nosso futuro, que eu vou estar investindo. É a formação das nossas crianças”, disse o prefeito.

“Educação é a nossa prioridade, mas é lógico que ainda temos muito o que fazer na saúde. (…) Vamos fazer novos investimentos. Um novo hospital na região sul, a ampliação do Hospital de Clínicas Sul, para que também possa fazer cirurgias. O Hospital da Mulher já vai ter obras no ano que vem, para ampliação, com uma nova maternidade ao lado do hospital da vila. (…) Além disso, vamos trazer tecnologia com inteligência para a saúde. Não falo só de teleatendimento e teleconsulta, mas de tecnologia para sermos mais ágeis na marcação de consultas, exames, retornos, para sermos mais eficientes na relação com o usuário”, completou.

Aos 49 anos, Anderson é casado e tem três filhos. Ele já foi secretário de Administração e de Transportes na gestão do ex-prefeito Eduardo Cury e também chefiou o gabinete do adversário, quando ele teve mandato de deputado federal. O novo vice-prefeito é o coronel Wilker dos Santos Lopes, filiado ao MDB.

Votação

Com 196.462 votos, Anderson Farias, do PSD, foi eleito prefeito de São José dos Campos para a gestão 2025/2028. Ele obteve 58,26% dos votos válidos, superando o candidato Eduardo Cury, do PL, que conquistou 140.775 votos, 41,74% dos válidos.

Do total de 380.357 votos, 17.479 foram brancos (4,6%) e 25.641 de nulos (6,74%). A abstenção foi de 29,16%, superior ao primeiro turno, quando 24,75% dos eleitores joseenses não compareceram às urnas.

Confira a entrevista completa de Anderson para o Hora do Vale desta segunda (28):

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS