O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) informou que a terça-feira (3) começou com mudanças no tempo na região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. A presença de um cavado atmosférico sobre grande parte do estado de São Paulo provoca instabilidade e favorece pancadas de chuva localizadas, principalmente à tarde.
Leia mais notícias da região aqui.
Segundo a meteorologia da entidade, o sistema que atua sobre o centro e noroeste paulista está se deslocando lentamente para o Vale do Paraíba, trazendo nebulosidade variável e momentos de sol intercalados com nuvens. A previsão indica que as chuvas podem ser fortes em pontos isolados, mas não há expectativa de volumes significativos acumulados.
As temperaturas nesta terça variam conforme a cobertura de nuvens: no interior do Vale, os termômetros oscilam entre 14°C e 16°C pela manhã, com máximas entre 23°C e 26°C. No Litoral Norte, a média das máximas fica em torno de 25°C, enquanto a Serra da Mantiqueira, especialmente em Campos do Jordão, registra mínimas entre 6°C e 9°C e máximas próximas de 17°C a 18°C.
O cavado deve se afastar para o leste na quarta-feira (4), abrindo espaço para um aumento na presença do sol e redução das chuvas na região. A partir de então, as temperaturas devem subir, com máximas chegando a 26°C a 28°C no Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Na quinta-feira (5), os ventos mudarão para o quadrante norte e nordeste, trazendo um leve aumento das temperaturas, que podem alcançar entre 28°C e 30°C no Vale e litoral.
No final da semana, entre sexta-feira (6) e sábado (7), um sistema frontal começa a se aproximar lentamente do sul do estado, podendo provocar instabilidade principalmente na faixa litorânea do Litoral Norte, com chances de pancadas de chuva mais frequentes e temperaturas entre 24°C e 25°C.
Para o Vale do Paraíba, a previsão indica variação de nebulosidade e possibilidade de chuvas isoladas, com tempo abafado. O avanço do sistema frontal traz incertezas, por conta de perturbações na troposfera média que podem alterar o comportamento das chuvas.
Para o domingo (8), a expectativa é de variação de nebulosidade e a chegada de uma frente fria mais intensa a partir da segunda-feira (9), o que deve provocar queda nas temperaturas máximas, enquanto as mínimas permanecem amenas para o inverno meteorológico, que começou oficialmente no dia 1º de junho.



