A Receita Federal (RF) fez um alerta sobre golpes relacionados à restituição do Imposto de Renda (IR). Golpistas estão enviando mensagens em nome do órgão público com links falsos.
Leia mais notícias da região aqui
Caso os contribuintes se deparem com essas mensagens, a orientação é que não cliquem em links que direcionam o usuário para outras páginas da Internet, mesmo que neles esteja escrito o nome da Receita Federal, ou mensagens como “clique aqui”. As informações oficiais sobre a restituição podem ser acessadas no site www.gov.br/receitafederal.
Os endereços de todos os sites governamentais terminam com “.gov.br”, sempre que algum link não tiver este termo, ele não é oficial. Além disso, a Receita Federal ainda disse, em nota, que “não manda email com links ou arquivos anexados e não envia SMS”, o correto é sempre consultar o site e o aplicativo oficial.
Caso algum contribuinte desconfie de ter sido vítima de um golpe, a orientação é procurar imediatamente a autoridade policial, com as provas possíveis em mãos, para registrar um boletim de ocorrência.