O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) emitiu alerta de alto risco de deslizamento de terra em Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo, por causa das fortes chuvas dos últimos dias na região. A previsão ainda é de precipitações para esta quinta-feira (11).
- Os locais que indicam índices pluviométricos mais altos são as regiões Central e Oeste do município, onde os acumulados ultrapassam os 100mm nas últimas 72 horas.
- O bairro que apresenta o maior acumulado de chuvas nesse período é o Ipiranguinha, com 145,3 mm, seguido pela Marafunda e Parque dos Ministérios, respectivamente com 145,04mm e 138,98 mm.
- De acordo com o Cemaden, Ubatuba está com alerta alto de risco de movimento de massa e alerta moderado de risco hidrológico.
- É extremamente importante que pessoas que se encontrem em áreas de risco redobrem a atenção: devido ao volume de chuva, o solo está encharcado, o que pode ocasionar deslizamento de massa/ terra, causando danos em residências.
- Caso a chuva persista, é importante que as pessoas que estão nas áreas de risco preservem suas vidas, procurando se abrigar em casas de parentes até que a situação volte ao normal.
- Diante de qualquer sinal de risco, como trincas nas casas ou qualquer barulho diferenciado, a orientação é acionar ajuda da Defesa Civil pelo telefone 199.
- Também é necessário destacar que, em situações de alagamento, a recomendação é não atravessar as áreas atingidas e nunca enfrentar enxurradas.
Procurada pela nossa reportagem, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Ubatuba não soube informar quantas pessoas vivem nos locais com risco de deslizamento de terra e que nenhuma pessoa foi retirada do local.
Fornecimento de Água
A Sabesp informa que toda a região central de Ubatuba está com o abastecimento de água normalizado nesta quinta-feira, 11. Somente a região sul, no bairro Maranduba está com abastecimento interrompido desde a madrugada do dia 10, devido à grande quantidade de galhos, lama e pedras que comprometeram a qualidade dos mananciais onde é feita a captação.
A Companhia ressalta que no momento equipes trabalham para a normalização dos sistemas de abastecimento, e ressalta ainda a importância da economia de água. Casos de emergência devem ser comunicados na Central de Atendimento que funciona 24 horas pelo telefone 0800 055 0195. A ligação é gratuita.