Ronnie Lessa é transferido para Penitenciária de Tremembé

ronnie lessa penitenciária tremembé
(Foto: REUTERS/Lucas Landau)

Na manhã desta quinta-feira (20), o ex-policial Ronnie Lessa foi transferido da Penitenciária Federal de Campo Grande (MS) para o Complexo Penitenciário de Tremembé, no Vale do Paraíba. Ele é assassino confesso da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, no Rio de Janeiro, em março de 2018.

Leia mais: STF determina que SAP monitore comunicação de Ronnie Lessa em presídio de Tremembé

A transferência acontece após autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no início deste mês. Ronnie Lessa está preso desde 2019 na Penitenciária Federal.

Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que cumprirá a decisão judicial e efetuará a admissão do detento no sistema prisional paulista. No entanto, não disse para qual das penitenciárias do complexo Lessa será transferido, por questões de segurança. O local só será divulgado “após a efetiva inclusão do preso na unidade prisional, por questão de segurança”.

Transferência para Penitenciária de Tremembé contraria sindicato

O Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp) se manifestou contra a transferência de Ronnie Lessa para o Complexo Penitenciário de Tremembé. O sindicato “vê com preocupação” o anúncio da transferência de Lessa.

No entendimento do Sifuspesp, a melhor opção para garantir a segurança de Ronnie Lessa e a estabilidade do sistema prisional seria sua transferência para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) em Presidente Bernardes (SP). Este regime é o mais rígido do país, destinado a presos que oferecem alto risco à sociedade e à segurança interna das unidades prisionais. Presidente Bernardes foi a primeira prisão a adotar o RDD, servindo de modelo para a construção dos presídios federais.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS