O Ministério Público de São Paulo recorreu da decisão da Justiça sobre o caso Suzane Von Richthofen na última sexta-feira (13). Um dos motivos seria que, a acusada de matar os pais, não teria feito o teste de Rorshach.
O teste é uma avaliação de personalidade e identifica inteligência, potenciais transtornos e emocional. “O teste é essêncial, até porque pelas característica do transtorno de Suzane, ela tem muita facilidade de manipulação. Tanto emocional, quanto de fala”, explica a psicóloga Bruna Borges.
O titulo original do teste é Psychodiagnostik e foi criado por Rorschach, 1921/1974, que deu nome atual.
Hermann Rorschach nasceu em Zurich, em 8 de novembro de l884, tendo sua infância sido transcorrida em Schaffhausen. Era o filho mais velho de um pintor e professor de desenho, que veio a falecer em 1903.
Muito bem dotado para o desenho, por um tempo, hesitou entre a carreira artística e a carreira médica. Acabou optando pela segunda, com a ajuda do grande biólogo Haeckel.
Por fim, estudou Medicina em diversas universidades, como de hábito naquela ocasião, mas a maior parte de sua carreira deu-se em Zurich, e logo passou a ser médico assistente nas clínicas de Münsterlingen, Münsingen e Waldau.
Dê o play e saiba para que o teste é usado: