Sabesp é notificada pelo Procon por falta d’água em São José

pode faltar água em sjc
(Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil)

A Sabesp, empresa responsável pelo fornecimento de água em São José dos Campos, foi notificada pelo Procon por causa da falta d’água que afeta diversos bairros na cidade. A empresa tem até a próxima segunda-feira (20) para responder aos questionamentos dos consumidores.

Em nota, a Prefeitura afirma que em caso de infração ao Código de Defesa do Consumidor, a Sabesp será multada. A Prefeitura também acionou a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) para fiscalizar a companhia e pretende ingressar com uma ação contra a empresa.

Questionada sobre o fornecimento de caminhões pipa para os bairros que ainda sofrem com a falta d’água há dias em São José dos Campos, a Sabesp informou que está realizando manobras operacionais e direcionando caminhões-tanque para os locais mais afetados. Justificou ainda, que a recuperação do abastecimento está mais lenta em virtude do consumo elevado provocado pelas altas temperaturas. A Companhia orienta aos moradores que já dispõem de água, o uso consciente para melhor recuperação da distribuição de água.  

A Companhia lamenta os transtornos e informa que situações como quedas de energia, como ocorreu hoje pela manhã na Estação de Tratamento de Água, interrompendo o tratamento e bombeamento de água tratada, estão afetando o abastecimento em São José dos Campos. Além disto, furtos, vandalismos, manutenções emergenciais e a onda de calor corroboram com a lenta recuperação do sistema.

A Sabesp antecipou os investimentos para melhorias no sistema de abastecimento de água em São José dos Campos. As obras já estão em andamento e incluem adutoras e reservatórios que beneficiarão todo o município, além de ampliação de estações elevatórias e dispositivos para reforçar a vazão na transferência de água tratada. Serão aplicados R$ 131 milhões em obras que levarão mais segurança e eficiência para o fornecimento de água no município“, comunicou em nota.

Enquanto uns sofrem com à escassez, em outro local houve desperdício. Nesta quarta-feira (15), uma cratera se abriu e um enorme volume de água foi jogado diretamente na rua, no bairro Monte Castelo.

*Texto de Leonardo Lobo com supervisão de Julia Lopes

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS